Vila Velha, ES, Brasil, Terça-feira, 27/6/2017
Indices
IGPM: JANEIRO/2015 10,9612 CUB:
> Localização - A Região    

A Microrregião Metropolitana da Grande Vitória é composta por sete municípios: Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra, Fundão e Guarapari. A concentração da população capixaba na microrregião acaba por exercer a função de centralização regional, num espaço de tomada de decisões, informações, transações comerciais, financeiras e de prestação de serviços públicos, além de ser o vetor de difusão cultural e tecnológica. Com uma população superior a 1,5 milhões de habitantes, a Região Metropolitana concentra mais de 57% da população do Estado, com perfil totalmente urbano.

Na área econômica, o Espírito Santo ocupa a posição de terceiro Estado do País em produtividade industrial, com grande potencial de crescimento no setor exportador. Das 150 maiores empresas do Estado, de acordo com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) 116 estão localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória, sendo 60 no município de Vitória, 28 na Serra, 12 em Vila Velha, 7 em Viana, 5 em Cariacica e 1 em Guarapari.

 

Duas das maiores bases industriais do país também situam-se nesta microrregião. É o caso da usina de pelotização de minério de ferro da Companhia Vale do Rio Doce, situada em Vitória e da produção de aço da Companhia Siderúrgica de Tubarão, situada na Serra. No setor siderúrgico, a microrregião ainda possui a Belgo Arcelor, no município de Cariacica.

O setor petrolífero certamente é o que terá maior índice de crescimento no Estado e segundo o presidente da Findes, Lucas Izoton, deverá atingir o seu pico daqui a três décadas. Toda a infra-estrutura está sendo preparada e Vitória foi o município escolhido para sediar a Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Petrobrás no Espírito Santo. Já a partir de 2005 o Estado deverá produzir dois terços do total de óleo leve importado pelo País, podendo chegar em 2007 a produção diária de 500 mil barris e de 30 milhões de metros cúbicos de gás.

Mesmo contando com grandes indústrias onde não se pode esquecer as Chocolates Garoto, no município de Vila Velha, são os setores de comércio e serviços os mais significativos na economia regional. O comércio, o turismo, os serviços na área de comércio exterior e a distribuição de produtos tem destaque na economia da região metropolitana.

Av. Champagnat, 501 - Loja 03 - Ed. Mariner Center - Praia da Costa - Vila Velha - ES.
ALUGUEL - Tel. (27) 3034-0645
VENDAS - Tel. (27) 3034-0816