Vila Velha, ES, Brasil, Terça-feira, 27/6/2017
Indices
IGPM: JANEIRO/2015 10,9612 CUB:
> Localização - O Estado    

Espírito Santo, com seus 46.184 quilômetros quadrados, é um dos menores Estados brasileiros. Porém, com sua privilegiada posição geográfica, tornou-se uma referência mundial em logística de transportes. Devido a capacidade e eficiência dos seus bem equipados complexos portuários, formados por sete terminais ao longo do litoral, o Espírito Santo tem beneficiado as exportações brasileiras, recebendo cargas de diversos estados com destino ao exterior.

Segundo a FINDES (Federação das Indústrias do Espírito Santo) a logística de transportes e as facilidades para obtenção de matérias-primas tornaram o Estado um grande produtor e exportador de aço e celulose. Empresas de peso na economia nacional e mundial como a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Aracruz Celulose, Petrobrás, Samarco, Belgo Arcelor entre outras conferem ao Estado a liderança nos índices de crescimento industrial do país desde 2003. Ocupando o topo do ranking nacional de vendas, o aumento foi de 28,58% este ano.

O Estado vive hoje uma grande expectativa de crescimento com as descobertas das maiores jazidas já encontradas no país pela Petrobrás. De acordo com a estatal, o Espírito Santo deverá produzir entre 2005 e 2010, 30 milhões de metros cúbicos de gás e 500 mil barris de óleo por dia. Assim, beneficiados com os royalties e impostos, o Estado tornou-se atrativo a investimentos para estrelas da economia mundial, como a Shell, Texaco, Esso, Enterprise, Phillips e Agip.

 

Também serão estimulados os setores portuários, de transporte aéreo, hotelaria e turismo, construção civil, metal-mecânica e automação.

Entre as fontes de riqueza do Estado, destacam-se também as belas e disputadas rochas capixabas, respondendo pela metade da produção nacional de pedras ornamentais e possuindo as maiores reservas de mármore e granito do país com uma variedade de 100 diferentes padrões de cores não encontradas em todo o mercado internacional.

O INTERIOR
O interior do território do Espírito Santo é um terreno fértil, recortado por pequenas propriedades, onde as atividades agrícolas representam cerca de 8,8% do PIB estadual, e permaneceram, desde sua colonização, paralelas ao processo de industrialização.
Além de maior produtor de café conilon do País, com 6 milhões de sacas/ano, o Estado aponta como referência na fruticultura, estendendo-se por uma área de 65 mil hectares, produzindo mais de 808 mil toneladas de frutos/ano, proporcionando uma receita de 210 milhões de reais. Outro destaque no desenvolvimento do campo, é um modelo nacional como alternativa de renda, adotado por pequenos produtores no meio rural, o agroturismo, que é a atividade voltada para a produção caseira e artesanal da culinária típica da região.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o estado possui, juntamente com Santa Catarina, uma das melhores estruturas agrárias do País, com a predominância da produção familiar e de pequenas propriedades, das quais 80% têm até 50 hectares.

Av. Champagnat, 501 - Loja 03 - Ed. Mariner Center - Praia da Costa - Vila Velha - ES.
ALUGUEL - Tel. (27) 3034-0645
VENDAS - Tel. (27) 3034-0816