Vila Velha, ES, Brasil, Domingo, 24/9/2017
Indices
IGPM: JANEIRO/2015 10,9612 CUB:
> Localização - O Estado    

Espírito Santo, com seus 46.184 quilômetros quadrados, é um dos menores Estados brasileiros. Porém, com sua privilegiada posição geográfica, tornou-se uma referência mundial em logística de transportes. Devido a capacidade e eficiência dos seus bem equipados complexos portuários, formados por sete terminais ao longo do litoral, o Espírito Santo tem beneficiado as exportações brasileiras, recebendo cargas de diversos estados com destino ao exterior.

Segundo a FINDES (Federação das Indústrias do Espírito Santo) a logística de transportes e as facilidades para obtenção de matérias-primas tornaram o Estado um grande produtor e exportador de aço e celulose. Empresas de peso na economia nacional e mundial como a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Aracruz Celulose, Petrobrás, Samarco, Belgo Arcelor entre outras conferem ao Estado a liderança nos índices de crescimento industrial do país desde 2003. Ocupando o topo do ranking nacional de vendas, o aumento foi de 28,58% este ano.

O Estado vive hoje uma grande expectativa de crescimento com as descobertas das maiores jazidas já encontradas no país pela Petrobrás. De acordo com a estatal, o Espírito Santo deverá produzir entre 2005 e 2010, 30 milhões de metros cúbicos de gás e 500 mil barris de óleo por dia. Assim, beneficiados com os royalties e impostos, o Estado tornou-se atrativo a investimentos para estrelas da economia mundial, como a Shell, Texaco, Esso, Enterprise, Phillips e Agip.

 

Também serão estimulados os setores portuários, de transporte aéreo, hotelaria e turismo, construção civil, metal-mecânica e automação.

Entre as fontes de riqueza do Estado, destacam-se também as belas e disputadas rochas capixabas, respondendo pela metade da produção nacional de pedras ornamentais e possuindo as maiores reservas de mármore e granito do país com uma variedade de 100 diferentes padrões de cores não encontradas em todo o mercado internacional.

O INTERIOR
O interior do território do Espírito Santo é um terreno fértil, recortado por pequenas propriedades, onde as atividades agrícolas representam cerca de 8,8% do PIB estadual, e permaneceram, desde sua colonização, paralelas ao processo de industrialização.
Além de maior produtor de café conilon do País, com 6 milhões de sacas/ano, o Estado aponta como referência na fruticultura, estendendo-se por uma área de 65 mil hectares, produzindo mais de 808 mil toneladas de frutos/ano, proporcionando uma receita de 210 milhões de reais. Outro destaque no desenvolvimento do campo, é um modelo nacional como alternativa de renda, adotado por pequenos produtores no meio rural, o agroturismo, que é a atividade voltada para a produção caseira e artesanal da culinária típica da região.

Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o estado possui, juntamente com Santa Catarina, uma das melhores estruturas agrárias do País, com a predominância da produção familiar e de pequenas propriedades, das quais 80% têm até 50 hectares.

Av. Champagnat, 501 - Loja 03 - Ed. Mariner Center - Praia da Costa - Vila Velha - ES.
ALUGUEL - Tel. (27) 3034-0645
VENDAS - Tel. (27) 3034-0816
The other piece lacked the chronograph function and belonged replica watches uk to Charles Stern, the first owner of Patek from the Stern family. The other piece is this unique 1527, which not only replica watches proved to be the most complicated piece of this reference, but also a time machine that preceded some of Patek's most famous wristwatches by decades. The Supercomplication is among the most complicated and historically replica watches important watches ever made by Patek Philippe, or as a matter of fact, by any other watch manufacture. With its two rolex replica sale dials, 24 complications, more than 900 parts and a weight of over 1 pound, this 18 karat gold replica watches uk pocket watch pushed the limits of mechanical complexity way beyond any other watch ever produced before. Among other complications it features a perpetual calendar, a minute repeater with Westminster Chimes, sidereal time and a celestial chart including a mapping of the sky over Manhattan.